segunda-feira, 28 de março de 2011

SEGURANÇA EM CONDOMINIOS

CONDOMINIOS : ALVO DE ARRASTÕES
                              
Os condomínios verticais até um tempo atrás sempre foram considerados  como seguro, mas nos últimos anos tem sido alvo dos criminosos, são os famosos ' arrastões". Os principais prédios escolhidos são os condomínios de luxo.
 Os arrastões tem apavorado os paulistas, a cada mês dois à  quatros prédios são assaltados em São Paulo, aquela sensação de que os condomínios eram seguros acabou, a vulnerabilidade nos procedimentos de segurança dos edifícios facilitam a entrada dos criminosos. O que mais assusta  é que, em 90% dos casos, não são necessários planos extraordinários para entrar pela portaria e render o porteiro o depois os moradores.
   Os métodos usados na maioria da vezes é o disfarce dos criminosos; entregadores de pizzas, de flores, carteiros, supostos comprador ou corretor de imóveis, carros iguais dos moradores ( clonados), carros iguais o da empresa de segurança do condomínio, etc. Em alguns edifícios só o fato de você posicionar o carro na entrada, o porteiro com receio de não levar uma bronca do morador,  aciona os portões, sem mesmo saber quem está entrando. Os ladrões que antes roubavam bancos, cargas e até mesmo realizavam seqüestros, migraram para essa nova modalidade de crime. Antes de atacarem, as quadrilhas coletam o máximo de informações sobre a rotina dos moradores e dos funcionários.
  Diante dos fatos ficam as perguntas : Por quê esse tipo de crime está crescendo? Por quê os criminosos escolheram os condomínios verticais como alvo? Como evitar este tipo de invasão ? De quem é a culpa do porteiro ou do morador? Morar em condomínio vertical já não é mais sinônimo de segurança?
            Os "arrastões" em condomínios que viraram moda em São Paulo e já houve alguns casos registrados em outros estados, tem como um dos principais fatores a falta de preparo do porteiro e zelador que acaba  facilitado na grande maioria a ação dos criminosos. O crescimento desse tipo de crime também está relacionado com os fortes investimentos em segurança adotados por bancos, empresas, industrias e instalações comerciais de porte, os ladrões julgam mais fácil assaltar um condomínio do que um banco.
            Em uma agência bancária por exemplo, uma quadrilha realiza sua ação em menos tempo possível, tendo que passar pelo detector de metais (porta giratória), render os vigilantes e possíveis clientes e funcionários, ainda tem o circuito de TV fechado e o cofre com abertura programada. A ação é cronometrada pois, quanto mais demorar, maior será o risco de serem presos pela policia.
              em um condomínio, o simples fato de pular um muro e render o porteiro, os criminosos terão controle da portaria e do prédio, tendo tempo suficiente para realizar o roubo, como no exemplo a seguir " Bando leva R$ 1 milhão de edifício. Quadrilha fica três horas em prédio do Campo Belo/SP, faz 30 moradores como reféns e realiza arrastão em 12 apartamentos. Quinze homens em ação bem articulada, armados com fuzis e metralhadoras chegaram em três carros, após um deles ter saltado pelo muro dos fundos do prédio rendendo o porteiro. Foram roubados R$ 1 milhão em jóias, dólares e euros. Os ladrões ainda levaram oito carros de moradores. 16 Mar 2005- jornal Diário de São Paulo"
            Os criminosos em média ficam de 2 a 6 horas e escolhem os condomínios porque imaginam encontrar jóias, dólares, euros, outras quadrilhas roubam aparelhos de celulares, laptop e eletroeletrônicos. Em alguns casos as quadrilhas mais especializadas com base em informações previamente levantadas, dadas por funcionários ou ex-funcionarios, atuam com alvo marcado e especifico, ficam sabendo que um suposto morador tem uma grande quantia de numerário no apartamento.
            Ter segurança 100% é impossível, mas os condomínios podem ser mais seguros com a adoção de procedimentos e medidas preventivas. a elaboração de um plano de segurança ( Regulamento interno de segurança) aprovado em assembléia pelos moradores e sindico, somados à utilização de equipamentos de segurança eletrônica já diminuem as possibilidades do prédio ser alvo dos criminosos. Investir na segurança eletrônica para proteger os moradores é o 1º passo, mas não adianta tanta tecnologia sem treinar e preparar o porteiro e demais funcionários, não podemos esquecer a conscientização de todos os moradores para respeitarem os procedimentos a ser implantados na portaria. Veja o que mais pode ser feito para melhoria na segurança de um condomínio:
   Sindico
- No plano de segurança deve constar todos os procedimentos a serem adotados pelos moradores, porteiros, zeladores e síndico;
- Organizar palestras ou reunião com os moradores, voltados para conscientização de segurança;
- Criar uma comissão de moradores que terão como função tratar assuntos relacionados à segurança do condomínio;
-  O condomínio deve providenciar constante treinamento no que refere-se a segurança voltado ao porteiro, zelador e demais funcionários;
-  Os pontos vitais de um condomínio são a portaria(guarita), garagem e muros, por isso, um planejamento e a criação de um projeto de segurança é fundamental nesses pontos.

Sistemas de segurança/Equipamentos
- deve ser feito manutenção periódica em todos os equipamentos de segurança;
- O CFTV tem que ser mantido em local  seguro e lacrado a central de geração das imagens, deve possuir também um monitoramento à distância por empresa de alarme;
- A guarita deve ser construída afastada  do portão e que permita a visão completa da frente  do prédio;
-         Caso haja dúvidas quanto a segurança do prédio, procure um profissional de segurança  consultor/especialista) para que seja realizado uma analise de risco (vulnerabilidades ), para a elaboração de um plano de segurança e contingências ou ainda para ser implantado um planejamento de um projeto de segurança juntamente com um sistema integrado de segurança.
- Antes de gastar dinheiro com equipamentos de última geração, deve ser feito uma análise das características e dos pontos vulneráveis que oferecem facilidade para uma ação criminosa;
- Antes de contratar uma empresa particular de segurança, é importante checar a idoneidade na Policia federal;
- Para ficar bem protegido, um condomínio deve ter no mínimo muros altos, sensores e alarmes nos portões e muros, botão de pânico  em guaritas blindadas, deve também possuir circuito fechado de TV (CFTV) com gravações de imagens.
   
Lembre-se : "   Não adianta ter os melhores equipamentos de segurança e não ter um bom  treinamento profissional do porteiro e do zelador . O fator humano é o principal e fundamental para a segurança do lugar. E finalizando fica uma frase de Chen Gilad - Diretor da empresa Hagana Segurança.  " Se não conseguirmos eliminar a criminalidade, que pelo menos possamos afastá-las do nosso trabalho, de nossas casas, de nossas famílias e, enfim, de nossas vidas".

Siderley Andrade de Lima, Consultor de segurança pessoal.
siderleyandrade@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário