PERDAS E DANOS
FURTO DENTRO DA EMPRESA PODEM PROVOCAR UM IMPACTO NEGATIVO DENTRO DAS EMPRESAS.
Siderley A. de Lima
Você pode estar sendo vítima no local de trabalho por funcionário desonesto! Não se assuste, mas você pode estar sendo furtado todos os dias. Você deve estar se perguntando mas como? Talvez algum cliente já vez esta pergunta, muitos não estão preparados para acreditar que seus negócios estão de alguma forma sofrendo um impacto negativo devido a perdas e danos que ocorre durante os processos.
Segundo o especialista Tvya Amsel, Phd em Ciências Criminais “quase todo negócio é vítima de furto em algum nível da estrutura organizacional. A maior parte dos furtos por funcionários não é detectada pela gerencia, alguns furtam o máximo possível, e não param até serem pegos”. Conclui o especialista.
Mas o que leva um funcionário praticar um furto dentro da empresa? E quais são os tipos ? Como a empresa pode ter uma maior segurança no local de trabalho? Qual o impacto que isso terá no lucro da empresa?
Primeiramente esse problema irá resultar em um grande impacto financeiro no negócio, podendo acabar quebrando a empresa dependendo o tipo de fraude realizada.
Veja alguns exemplos de furtos ou fraudes: Furto de mercadorias ( vão desde de material de escritorio até mesmo produtos da linha de produção ou do estoque a ser distribuídos ), despesas superfaturadas , falsificação de recibos ou notas cobrando um valor do cliente e registrando outro inferior ou superior, falsos fornecedores, vender o produto e embolsar o dinheiro antes de ser registrado, folhas de pagamento de salários para empregados fantasmas, venda de informações internas, desvio do estoque, furto de cargas, etc.
Os motivos que levam um funcionário a fazer tão tipo de coisa são muitos; desmotivação, maus tratos por parte do patrão, vingança, ganância, oportunidade, necessidade, etc.
O executivo ou gerente da empresa deve ficar atento com mercadorias sumindo, desfalque no caixa, despesas de frete inadequadas, depósitos bancários diários que não correspondem aos recibos, grande transações e cheques sem fundo que são aceitos com freqüência por um funcionários específico.
No livro “A arte da fraude “ o autor Mauricio Tinello (2006) os fraudadores são : 60% -colaborador subalterno; 30% Gerente; 10 % sócio, atuam dentro das empresas sem chamar a atenção no dia a dia da empresa. Entre as fraudes existe a planejada, no qual o fraudador atua no seu departamento ou seção e ainda existe pessoas dentro da empresa que ajudam a ação, o outro caso é a fraude não planejada, no qual com base de um erro na empresa que não foi percebido e aproveitando a situação inicia-se a fraude.
Veja o que fazer para você e sua empresa ou negocio ter uma maior segurança:
- Cuidados na hora de contratar o funcionário;
- Controlar os cartões de créditos da empresa;
- revisar extratos bancários mensais;
- Documentar todos os relatórios, saídas e entradas e todas as despesas;
-Controlar pessoal que assina cheques;
- Conferir todos os gastos na prestação de contas, assim como as notas fiscais;
- Realizar auditorias constantes e periódicas.
Lembre-se: Você pode estar sendo vítima no local de trabalho por funcionário desonesto não se esqueça !. De acordo com o Tvya Amsel em um dos seus artigos “ É importante criar na empresa fundamentos para inibir, diminuir a tentação e aumentar a conscientização dos colaboradores”.
Siderley Andrade de Lima, é Consultor de segurança pessoal, graduando do curso de Gestão em Segurança Privada/UNIP, é colaborador do CONSEG Alphaville
Fonte: Manual de Segurança Preventiva AJESP/ Jornal da Segurança Nº 116/Ab/04, pág 27/ e nº 130/Jun/05, pág 22.
Nenhum comentário:
Postar um comentário