terça-feira, 29 de março de 2011

GESTOR DE SEGURANÇA

QUEM É O GESTOR DE SEGURANÇA ?

ORIENTAÇÕES PARA O GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL TER SUCESSO
 Siderley Andrade de Lima

No cenário atual no mundo dos negócios as mudanças são constantes, os profissionais devem estar preocupados com o seu crescimento e também com os conhecimentos. Dentro do mundo corporativo, entre as diversas áreas de uma empresa, encontramos o papel do gestor de segurança. Mas quem é o gestor de segurança, como ele trabalha, como ele atua? O que ele faz ? Onde ele busca seus conhecimentos ?
Segundo Roberto Costa (2007) o gestor de segurança é o indivíduo que conduz as suas intervenções com base na inteligência empresarial. Analisa os problemas na sua origem, analisa alternativas e propõe soluções pontuais e com investimentos adequados aos riscos.
Esse profissional tem a capacidade de atualizar constantemente seus conhecimentos sobre a tecnologia disponível na gestão de segurança empresarial e patrimonial. Tem também a aptidão para a comunicação verbal com a finalidade de convencer o interlocutor, utilizando conversação articulada e lógica irrefutável, transmitindo segurança diante de uma argumentação contraditória. Também devem ser desenvolvidas capacidades de interação com criatividade e criticidade diante de contextos diferenciados sociais e organizacionais.

Para atingir tais competências, o profissional necessita agregar diversas atitudes tais  como: liderança, respeito a opiniões divergentes, postura moral e ética, capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, espírito observador, humildade e perseverança.Conclui Roberto Zapotoczny.

O gestor de segurança empresarial  com base na inteligência estratégica, atua com agilidade e firmeza, capaz de planejar sistemas de segurança integrado, executar políticas estratégicas de proteção á continuidade dos negócios, analisa os problemas na sua origem, avalia alternativas e propõe soluções pontuais aos risco, ou aos pontos vulneráveis, elabora planos de segurança e contingências, faz analise de riscos, cria planejamento tático e técnico para o dia à dia da sua empresa,  orienta você e sua família prestando assessoria e consultoria   para a melhor solução mais viável na sua segurança pessoal. É responsável  ainda  pelos projetos de segurança dos shopping centers, condomínios verticais e horizontais, residências, empresas, aeroportos, teatros, escolas, industrias, hospitais, hotéis, estabelecimentos comerciais e tantas outras atividades.  O gestor de segurança tem um mercado que está em grande ebulição, mercado das pequenas, médias e grandes empresas de segurança privada, grandes empreendimentos, empresas com segurança orgânica e multinacionais.
            Segundo  Nino Meireles (2008) O Gestor de segurança tem que ser um profissional altamente qualificado. Uma pessoa que gerencie de forma científica. Que saiba interagir a teoria com a pratica. Alguém que tenha as competências ( conhecimento, habilidade e comportamento) necessárias para ajudar a empresa a ser altamente competitiva.


Siderley Andrade de Lima, consultor de segurança, profissional de segurança pública, diretor da CS3 Consultoria e Assessoria em Segurança, colunista do Jornal VivaCidade, é colaborador do CONSEG Alphaville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário