segunda-feira, 28 de março de 2011

GERENCIAMENTO DE CRISES EMPRESARIAIS

Gerenciamento de crises empresariais

Siderley A. de Lima

             No mundo da segurança empresarial as  crises, emergências e ocorrências no geral não escolhem hora, data nem local. Simplesmente acontecem !Por isso temos que estar preparados para prevenir e caso ocorra como gerenciar a crise dando continuidade nos negócios “.

           Quando falamos de Gerenciamento de crises , o  assunto ainda é novidade para algumas empresas que não estão preparadas caso aconteça algo que fuja da administração de rotina. As crises podem acontecer por diversos fatores como por exemplo, catástrofes naturais ou ainda por falhas humanas. Os dois fatores são riscos operacionais, ou seja, são variáveis relacionado nos sistemas, nas praticas, nos controles, que não fugiram da normalidade de uma empresa. 
         Para realizarmos o gerenciamento de crises, primeiro temos que saber o identificar os  riscos.    Mas o que seria o risco ? O risco é uma ou mais condições de variáveis com potencial necessário de causar dano ao patrimônio da empresa, seja tangível ou intangível. Os riscos empresariais  são catástrofes, incêndios, assalto, sabotagem, espionagem, chantagem, roubo de carga e seqüestro.Diante de tais riscos é necessário a análise de risco que é o processo de analisar ameaças e vulnerabilidades com o propósito de dar uma opinião profissional sobre o impacto de bens ou valores.
       Em toda crise é apresentado sempre as seguintes características básicas, imprevibilidade, compressão de tempo, ameaça da vida. O Gerenciamento de crises pode ser definido como: enfrentar ameaças, reconhecer seu potencial para tornar uma crise e trabalhar para evitá-la.
     
Siderley Andrade de Lima : é consultor de segurança patrimonial, diretor da CS3 Consultoria em Segurança

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário