sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Evolução da consultoria em segurança


          O inicio da segurança privada no Brasil teve como marco na legislação  na década de 80, no qual foi publicada a Lei 7.102/83 /. “Dispõe sobre a segurança para os bancos, normas para constituição e funcionamento das empresas de segurança privada”. Com o decorrer dos anos a segurança no país vem evoluindo.

        Com o passar dos anos, entre os serviços existentes na segurança privada encontramos a atividade de consultoria que surgiu com maior ênfase no final da década de 90, até então não existia nenhum curso de formação superior em segurança, os profissionais que existiam em sua grande maioria oriundos das forças armadas ou policia militar. Em muitas empresas o responsável pela segurança era o departamento de RH ou qualquer outra pessoa.

      O cenário nesta época contribuiu para iniciar uma verdadeira corrida e muitos aventureiros entraram no mercado sem ter conhecimentos básicos sobre administração, planejamento estratégico,  implantação de projetos     , etc. Como não existia nenhuma legislação para regulamentar a profissão e também não existia nenhum curso, apareceram muitos pse-profissionais de segurança se apresentando como consultor, com a metodologia do “achismo”, não possuíam conhecimentos técnicos.

     Segundo Nino Meirelles (2009) não podemos esquecer que a maioria dos gestores de segurança empresarial são egressos das Forças Armadas e das forças policiais. Profissionais que, por vários motivos, ingressaram na vida corporativa trazendo consigo as experiências adquiridas nas suas atividades de origem. Experiências importantes, mas que muitas vezes não condizem com a realidade empresarial. O profº Nino ainda afirma que

 

“......faltava uma adaptação do conhecimento adquirido ao meio corporativo. Tal problema fazia com que as medidas de segurança propostas interferissem demasiadamente na produtividade das organizações, ou seja, os gestores não percebiam a empresa como um sistema, nem que a segurança empresarial existe para ajudar no processo corporativo. Assim, ficou claro que os profissionais precisavam de uma formação ampla em gestão, não apenas um curso de extensão ou técnico, mas sim um curso de nível superior e/ou pós-graduação.”

 

      Com as mudanças econômicas, tecnológicas e mudanças constantes nas organizações, no inicio de 2000 começaram a surgir os primeiros cursos de gestão em segurança empresarial, criando assim um perfil do profissional gestor/consultor de segurança empresarial.

      A nova realidade da segurança tem seu foco de atuação no desenvolvimento dos trabalhos voltados ao planejamento estratégico que tem como objetivo identificar os tipos de risco ou ameaças, a probabilidade dessas ameaças se tornarem eventos de perdas empresariais e também o efeito nos ativos ou no empreendimento caso a perda venha acontecer. Esse planejamento em segurança aliado aos recursos humanos, recursos tecnológicos, barreiras físicas, procedimentos organizacionais, sistemas integrados e também a análise de riscos irá proporcionar conforto e qualidade de vida ás pessoas, através da eliminação ou redução dos riscos conforme seja economicamente viável e tecnicamente possível de ser realizado visando à continuidade dos negócios na empresa.  A Segurança Empresarial adstrita ao ambiente de segurança das instalações está passando por diversas transformações devido ao avanço estratégico do crime e constante mudanças no contexto econômico.

Dentro do mercado de segurança privada no Brasil, muitos profissionais procuram cada vez atuarem como consultor de segurança, procuram ser independentes, querem ter autonomia, na segurança empresarial existe um nicho de oportunidades, entre elas está a consultoria.

         A consultoria de segurança é uma análise geral realizada pelo consultor, a partir da estrutura organizacional da empresa estudada, a fim de otimizar seus processos e modelos de gestão, quando necessário.

Entre os serviços de um consultor pode implantar ou oferecer aos seus cliente é a política de segurança que engloba todos os procedimentos adotados pela empresa, o planejamento, as atividades, as normas e as atribuições. Antes de implantar a política, é necessário realizara varias tarefas, entre os procedimentos está a pesquisa de segurança, que tem como objetivo e propósito de :

- Determinar o atual estado da segurança;

- Determinar vulnerabilidades dos recursos corporativos existentes a atividades criminais externas;

- Diagnosticar os pontos fortes, pontos fracos, localizar as fraquezas;

- Determinar condições atuais de segurança física;

- Produzir recomendações que estabeleçam um programa de segurança atual;

- Realizar a analise de riscos;

- implantar projetos de segurança.

O consultor deve ter perfil empreendedor e compromisso com qualidade do trabalho visando ser um profissional de sucesso e reconhecido, outros requisitos como a busca constante por conhecimentos, aperfeiçoamento e qualificação. Ter liderança, autonomia, criatividade, iniciativa, capacidade de análise são algumas das qualidades de um consultor atualmente.

  

* Siderley Andrade de Lima: Consultor de segurança patrimonial, graduado do curso de Gestão em segurança privada pela Universidade Paulista, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, idealizador do blog sobre segurança http://gestorsegurancaempresarial.blogspot.com/; Colunista do site de segurança www.dicaseg.com; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor dos livros:  “Manual Básico do Instrutor de Armamento  Tiro”, “ Sobrevivência Policial no Confronto Armado e “ Manual de Segurança Preventiva “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário