sábado, 5 de maio de 2012

Cenário atual para a Copa do Mundo

Você gestor de segurança está preparado?

Devido ao novo contexto e cenário, a transformação no qual estamos acompanhando é impossível comparar a 1ª vez em que o Brasil organizou a Copa do Mundo e nos dias atuais. O crescimento econômico do país, as transformações, a cultura, costumes, enfim o cenário é completamente diferente, já se passaram 60 anos, os desafios agora são outros muito maiores entre eles estão : Investimentos em infra-estrutura e construção dos estádios;investimento em infra-estrutura urbana; rede de hotelaria; geração de empregos diretos e indiretos; Oportunidades para desenvolvimento de novos negócios.
Dentro do desenvolvimento de novos negócios, podemos destacar o segmento de segurança privada, com toda a certeza terá muito trabalho, a segurança durante o evento será de responsabilidade da esfera federal, estadual e municipal, porém em muitas ocasiões como, por exemplo, durante as partidas, a segurança pública será integrada com a privada. E como ficaria depois das partidas, durante todos os dias, por exemplo, a escolta de executivos? No hotel? Nos deslocamentos? Trabalho que não é de responsabilidade das autoridades, é então que entra o papel do profissional de segurança privada, neste contexto ficam as perguntas: Será que o gestor de segurança está preparado? Ou melhor, será que está se preparando?
Da mesma maneira que algumas cidades nem se quer começaram a se preparar, assim também tem sido com a maioria dos profissionais de segurança que estão inertes. Temos uma grande oportunidade de provar que a segurança privada também pode contribuir para a segurança de todos, sendo uma extensão da segurança pública.
O desenvolvimento das atividades relacionadas com a segurança na Copa do mundo terá uma parcela enorme de responsabilidade dos gestores de segurança, nosso trabalho irá começar depois dos limites da segurança pública. Em especial a área de hotelaria será um foco que deve ter um planejamento do gestor, outra área será a de escolta de executivos até os jogos, por sua vez alguns locais como bares, restaurantes nas proximidades dos estádios e também dos hotéis terão um aumento na movimentação de clientes, sendo assim mais trabalho para o gestor.
Segundo profº Celso Brasiliano (2008) “A grande importância da construção de cenários para a segurança empresarial é a tentativa da antecipação. Temos que possuir condições de construir os nossos cenários mais provável, o de tendência e o ideal. Para a área da segurança há a necessidade de exercitar visando prospectar. Quando houver uma formalização da construção de cenários, a área de segurança terá plena condição de poder monitorar as probabilidades, tanto boas como ruins, dos inúmeros fatos portadores de futuro e suas conseqüências. A partir daí o nosso setor poderá antecipar situações desfavoráveis e traçar estratégias consistentes preventivas”. Conclui o Brasiliano.

Dentro deste cenário o gestor deverá atuar de forma estratégica com uma visão ampla, dentro de todo o período que se estende todas as atividades da Copa do mundo, será novidade para muitos, problemas com trânsito, aeroportos, hotéis, restaurantes , etc. Além de se preocupar com a criminalidade comum e também o risco de atentados de terrorismo.
Temos que nos preparar, falar outro idioma será um diferencial, se antes da Copa já era fundamental, muito mais é agora a aqueles que irão trabalhar diretamente é obrigatório. Outra questão é buscar especialização em segurança hoteleira, nós gestores conhecemos muito a organização de uma empresa, mas o ambiente em um hotel o principal foco é o hospede. Ou seja, é completamente diferente, conhecer a cultura organizacional da rede hoteleira é fundamental, bem como conhecimentos em segurança em eventos.

Siderley Andrade de Lima, consultor de segurança patrimonial, proprietário da CS3 Consultoria em Segurança Patrimonial, graduando no curso de Gestão em Segurança Privada/UNIP.
siderleyandrade@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário