domingo, 3 de abril de 2011

ESPIONAGEM EMPRESARIAL

Sua empresa está protegida?

 Siderley A. de Lima

       Nos dias de hoje a grande maioria das empresas do país não se preocupam e não estão preparadas para as principais ameaças que podem causar prejuízos inestimáveis. Na segurança empresarial uma das ameaças é a espionagem empresarial ou industrial, que é um perigo oculto que sonda as empresas.

       A tecnologia eletrônica alcançada pelos espiões coloca em risco todo o negócio de uma empresa, vejam algumas dessas ameaças;
- Sabotagem;
- Escuta telefônica;
- furto de documentos (relatórios financeiros, carteiras de clientes, metas de produção, lançamento de produtos no mercado, contratos, etc);
- Espionagem fotográfica;
- Intrusão em redes ( corporativa e micros );
- Interceptação de correspondências;
- Verificação de lixo ( principalmente dos escritórios );
- Suborno, chantagem sobre funcionários;
       A espionagem empresarial é um terreno fértil, um espião para penetrar em instalações industriais ou empresariais, pode se passar por um cliente, vendedor, fornecedor, visitante ou até mesmo por funcionários, ou ainda subornar funcionários da própria empresa, podendo conseguir informações em diversas áreas de desenvolvimento, pesquisas e estratégias da empresa no mercado.
              Imaginemos uma empresa que está para lançar um produto e mantêm o segredo a “sete chaves”, e de alguma forma o concorrente descobri o lançamento e antecipa-se no mercado. Podemos citar ainda o vazamento de informações de uma fórmula, carteira de clientes, estratégias de marketing, contratos, registros de marcas e uma sabotagem na produção.
     Em todos os exemplos acima, podemos concluir que o impacto na negocio e os prejuízos seriam enormes. Sabemos que um grande número de empresas e pessoas já foram vítimas em algum tipo de espionagem, mas o que fazer? Como impedir tais ameaças?
      Hoje existem novas tecnologias em inteligência, ou seja, a empresa em parte utilizará o mesmo meio de espionagem, um das principais medidas é a contra-espionagem ( medidas e ações), outra medida é a contratação de um profissional de segurança ( especialista em espionagem ) capaz de detectar todos os pontos de fulga de informações.
     
Lembre-se; “O executivo principal deve acompanhar todas as ações que diz respeito a   segurança de informações, devendo  ser tratada como função vital na empresa,  e avaliada pelo  o executivo (presidência, diretores, gerentes)

Siderley Andrade de Lima : é consultor de segurança pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário