segunda-feira, 28 de março de 2011

SEGURANÇA EMPRESARIAL

SEGURANÇA EMPRESARIAL – PARTE 2

 Siderley A. de Lima

       Vamos conhecer um pouco mais do novo conceito em segurança que está se instalando no Brasil, baseado em Riscos, Detecção e Ação;
        - Risco:  São os perigos e ameaças existentes nas empresas ;
        - Detecção: É a forma como a empresa ou instituição identifica a contingência;
-Ação: É a resposta pronta e efetiva ao risco. A rapidez da resposta ditará o nível de operacionalidade dos sistemas implantados.
     Com base no conceito de segurança ficam aqui algumas perguntas. Sua empresa possui uma política de segurança? Possui um plano de segurança?Você tem idéia dos tipos de riscos que podem afetar o patrimônio direto ou indiretamente? É realizado auditoria e treinamento no que se refere a segurança? Existe um gerenciamento na segurança? Possui normas práticas de segurança? Existe um departamento ou seção responsável pela segurança?
       A política de segurança  engloba todos os procedimentos adotados pela empresa, o planejamento, as atividades, as normas e as atribuições. Antes de implantar a política, é necessária a elaboração de um diagnostico situacional, o reconhecimento, antecipação e avaliação dos riscos é o primeiro passo.
         Entre os procedimentos está a pesquisa de segurança, que tem como objetivo e propósito de:
- Determinar o atual estado da segurança;
- Determinar vulnerabilidades dos recursos corporativos existentes a atividades criminais externas;
- Diagnosticar os pontos fortes, pontos fracos, localizar as fraquezas;
- Determinar condições atuais de segurança física;
- Produzir recomendações que estabeleçam um programa de segurança atual;
- Realizar a analise de riscos.
         Após a pesquisa de segurança e analise de riscos, os pilares da política de segurança na empresa são os planos de segurança, emergência e contingência, que fazem parte do planejamento.
        Mas o que vem a ser estes planos? Segundo o profº Carlos Caruso coordenador do Curso de Segurança da Anhembi Morumbi, “ o plano de segurança são as medidas técnicas e humanas que visam fornecer, preventivamente, segurança às pessoas e ao patrimônio.  O plano de emergência são as medidas técnicas e humanas que visam minimizar, reativamente, ocorrências que o plano de segurança não conseguiu evitar. O plano de contingências ( continuidade de negócios ) são as medidas técnicas e humanas que permitem à empresa ou negocio continuar suas operações de forma alternativa, após a ocorrência de um desastre ou sinistro’ concluí o Prof Caruso..

     
Lembre-se ; “  Crises, emergências e ocorrências no geral não escolhem hora, data nem local. Simplesmente acontecem !Por isso temos que estar preparados para prevenir e caso ocorra como gerenciar a crise dando continuidade nos negócios “.

Siderley Andrade de Lima : é consultor de segurança patrimonial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário