segunda-feira, 28 de março de 2011

SEGURANÇA DE EXECUTIVOS

                                                  SEGURANÇA PESSOAL- " VIPS"
*Siderley Andrade de Lima
             Com o aumento da criminalidade, muitas pessoas principalmente celebridades, executivos, empresários, etc, procuram se proteger com os meios que a segurança privada oferece, além de um carro blindado, residir em um condominio fechado, alguns contratam e implantam um esquema de segurança pessoal "VIP". Segundo um companheiro de trabalho o especilista em segurança pesoal Leo Botelho "hoje não é mais um luxo de pessoas ou empresas com elevado poder econômico, mas uma necessidade de todos os cidadãos comuns que vivem nesse país.   Para começar, busquemos o sentido da palavra “segurança”. Estamos falando de um conjunto de ações e sistemas (eletrônicos ou humanos) que integrados ao ambiente, ao operador e ao usuário, diminuem ou dificultam uma ação criminosa. Não se trata de uma arte simples.
      Temos que entender que não existe 100% de segurança. Se algum profissional disser que você está integralmente seguro, certamente ele estará mentindo. Essa é, aliás, uma ótima maneira de descobrir se alguém é realmente um profissional de segurança" conclui em seu artigo no Jornal da Segurança.
         Como tudo evolui aquele profissional  mal encarado, truculento e de pouca instrução tem ficado para trás. O verdadeiro homem de segurança tem que ser totalmente oposto aos itens citados. Qualificação é imprescindível ao agente de segurança pessoal, pois uma pessoa desqualificada em um meio que não é o seu, pode cometer erros graves podendo levar a acontecimentos catastróficos. Então, o modo mais fácil para se adquirir os conhecimentos necessários, dentre outros, é fazer cursos de qualificação e reciclagem periodicamente, sempre mantendo o padrão dentro das técnicas atuais.
         Conhecida como segurança pessoal ou por muitos como segurança vip, é o ato de se proteger um dignatário, ou Vip (very important person ou pessoa muito importante), seja em casa, no trabalho, lazer ou qualquer local que se faça necessário, visando em primeiro lugar a integridade física do vip, até com o sacrifício da própria vida , pois o agente de segurança é pago para proteger o dignitário a qualquer custo.
       Realizar a proteção do VIP é fundamental, pois nessa profissão um simples erro pode custar todo o esquema de segurança e o pior, custar a vida do protegido.
      Siderley Andrade de Lima, é Consultor de segurança pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário