segunda-feira, 28 de março de 2011

GERENCIAMENTO DE CRISES

Comitê de Crises

Siderley A. de Lima

             Sabemos que as crises simplesmente acontecem devido a vários fatores, alguns podemos até se prevenir de alguma forma, outros fatores infelizmente fogem da nossa normalidade, diante de tais situações fica a pergunta. E agora o que fazer ? como dar continuidade nos negócios ?
              Uma contingência é algo que pode, ou não, vir acontecer, mas cuja ocorrência acarretará grandes transtornos para continuidade dos negócios da instituição. É preciso que haja um rápido e eficiente conjunto de ações que possibilite minimizar, ao máximo, os prejuízos materiais, humanos e financeiros à organização. Um plano de contingência(continuidade de negócios )  deve ser organizado a partir de um estudo de situação, este plano irá determinar as medidas técnicas e humanas que permitem à empresa continuar suas operações de forma alternativa.
            O grupo de executivos, técnicos e responsáveis que tem por missão avaliar e gerenciar os efeitos causados pelo fato adverso constitui o Comitê de Crises, após um desastre, catástrofe ou sinistro (roubo ou sequestro) o comitê deve ser instalado e estar preparado para enfrentar a crise.
           O comitê de crises deve ser dividido da seguinte forma; Gerente da Crise, Suporte Administração, Finanças, Informação, Legal e Técnico. Deve-se ter um membro de cada área da empresa, principalmente de finanças, marketing, comunicação empresarial. Todos devem estar treinados para uma eventual crise e caso sejam acionado o comitê, cada um deve saber o seu papel. 


            
Siderley Andrade de Lima : é consultor de segurança pessoal.
siderleyandrade@yahoo.com.br      



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