sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Segurança pública e o avanço da criminalidade


Segurança pública

 

1.    Introdução
 

Entra governo sai governo e é sempre a mesma história, época de eleições e vários candidatos com propostas para a segurança pública. Enquanto isso a criminalidade cresce, mas então de quem é a culpa?  Não queremos achar o culpado, e sim quem possa mostrar as soluções, mas quem irá apresentar a solução?

            Como base no texto a seguir,  apresento alguns dos problemas relacionados com a segurança pública, o texto foi publicado há oito anos, o interessante é que parece tal atual, tirem suas conclusões.

 

"  O congresso diz que os Governadores precisam exercer sua autoridade para fazer as polícias Militar e Civil trabalharem em parceria. Governadores dizem que a criminalidade cairá se os grandes bandidos forem isolados em prisões mantidas pelo governo Federal. O governo federal diz que não pode administrar prisões porque o congresso não aprova lei nesse sentido. O congresso Nacional diz que o governo Federal não mobiliza sua bancada para tratar do assunto. O governo federal afirma que a responsabilidade maior é dos Governadores,  pois são eles que têm a policia. Os governadores dizem que a policia deles prende, mas a Justiça solta. A Justiça alega que cumpre a lei . O Congresso diz que as leis não atrapalham tanto, o que faz a Justiça lenta é a má administração e a improdutividade. A Justiça diz que não é lenta, o que falta é contratar mais juízes. O governo Federal diz que a Justiça tem funcionários demais e alega que boa parte do seu tempo é gasta refazendo  o trabalho da policia. " Revista Veja, em 30 de janeiro de 2002.

 

O crime tem sido uma doença que acompanha o crescimento nas cidades e se relaciona diretamente com a situação econômica de cada cidadão. Atualmente, os crimes contra a vida e patrimônio tem crescido assustadoramente, é difícil encontrar alguma pessoa que não foi vítima da criminalidade.
 

Partindo  da situação atual é preciso ter consciência de que a violência existe e devemos estar preparado para combatê-la. A segurança é necessária à própria pessoa, família, residência e aos bens patrimoniais.
 

É muito importante saber como agir em situações perigosas e também mais importante ainda é aprender a prevenir de tais situações. Quando comentamos estar preparados para combatê-las não é para reagir a um roubo ou então começar a andar armado. A intenção é de despertar nas pessoas procedimentos preventivos.

 
Procure ter em mente que a violência urbana é uma realidade presente em sua vida 24 horas,   os criminosos estão procurando vítimas potencias todo instante,  24horas por dia pensando em como ganhar dinheiro, como abordar sua vítima, , crimes acontecem a toda hora e estão aí diariamente sendo notícia nas páginas dos jornais e também na televisão, não podemos esquecer que a prevenção é importante e essencial, em outras palavras a prevenção é tão simples quanto necessária.

 

2.    Organização criminosa

 
 As organizações criminosas no Brasil cada dia se tornam mais presentes no nosso dia a dia, não podemos fechar os olhos, o problema é real, as quadrilhas estão cada vez mais especializadas, podemos ver isso no contrabando, o tráfico de drogas, o roubo de cargas, o tráfico de armas, assaltos a bancos, o tráfico e exploração de crianças e mulheres, os jogos ilegais, o furto e receptação de veículos,etc. Os crimes variam de acordo com a necessidade e objetivos.


Infelizmente uma das características que serve de ingrediente nas estruturas criminosas é a corrupção, seja ela através do judiciário ( venda de sentenças), corrupção de policias, patrocínios de campanhas políticas. O crime organizado possui conexões e ligações social, econômica e política, desta forma realização a lavagem de dinheiro tornando suas praticas mais difíceis de combatê-las.


Sabemos que a avanço da criminalidade são os vazios deixados pelo Estado, as facções criminosas prosperam e avançam devido as brechas abertas pela corrupção e pela desproteção policial. Enquanto as policias Civis, Militares e atualmente as Guardas Civis estiverem atuando separadas gerando “rivalidades”, enquanto tivermos políticos interessados somente no seu bem estar e uma sociedade civil achando que não faz parte do problema, o crime se une e torna-se organizado ficando mais fácil sua atuação.

 

3.    Guarda Civil Municipal : Essencial nos municípios 

 

O trabalho desenvolvido pelas Guardas Municipais merece destaque, é sem dúvida uma força auxiliar para manter a segurança de cada cidadão,  as Guardas Municipais de hoje vem desenvolvendo suas atividades de acordo com as necessidades de cada Município, sempre com o objetivo primordial de bem atender aos anseios da sociedade local que consequentemente faz parte do contexto estadual e nacional.

Vários municípios já possuem suas Guardas Municipais, podemos afirmar que isso não é uma medida para ganhar votos, a criação da GCMs também não visa competir com outras instituições no que diz respeito a Segurança Pública. Porém não podemos fechar os olhos para o brilhante  trabalho desenvolvido pelos guardas municipais. A necessidade da população é constante, quando o cidadão precisa de ajuda ele não quer saber se a cor do uniforme é cinza, azul, preto, etc, ele quer sim uma ajuda imediata. Ajuda que muitas vezes é oferecida pelo município através de políticas públicas voltadas a questão da segurança pública.

 Dentro da segurança pública,  temos uma atividade que se destaca algumas vezes positivamente pela sua atuação e na maioria das vezes todos os problemas relacionados com os índices de crimes são apontados como de sua responsabilidade. A atividade policial seja ela exercida pelas policias civis, militares e pelas GCMs é vista na maioria das vezes como um mal necessário, é criticada por muitos e reconhecida por poucos, o erro é duramente criticado, os acertos muitas vezes não são lembrados. Anda lado a lado com o êxito e o fracasso.

 
    3.1  Retrato da segurança pública

 
Recentemente foi realizada uma pesquisa CNI-Ibope - que ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 28 e 31 de julho/2011. A pesquisa  foi apresentada no mês de outubro e fez  um diagnóstico da percepção da população sobre várias questões da segurança pública e sobre temas como pena de morte, redução da maioridade penal, qualidade das instituições, entre outros.

Dentro da segurança pública,  não podemos deixar de falar do foco principal que é o trabalho na atividade policial , na pesquisa A maioria da população brasileira condena a segurança pública: exatos 51% considera a situação da segurança pública "ruim" ou "péssima.

            Algo que chama a atenção é  que as Forças Armadas e a Polícia Federal são as instituições melhor avaliadas pela população, com conceitos de "ótima" e "boa" para 63% (Forças Armadas) e 60% (PF). Em terceiro lugar é apontado as Guardas Civis, é um avanço significativo e sinal de que os municípios estão fazendo a lição investindo nas guardas municipais.

          Independente da pesquisa, não podemos esquecer que a sociedade está adoecida, devido ao crescimento da violência, sendo que,  os problemas da criminalidade  reúne diversos fatores como: psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais, desestruturação familiar, educação, etc.  A segurança publica é como um remédio, um remédio forte  que muita das vezes se não for aplicado de forma correta pode causar efeitos colaterais, o trabalho policial não faz parte do problema na segurança pública  e sim parte da solução.

 
No combate a violência, depositamos todos os problemas na atividade policial, rara as vezes que houve uma intervenção de suas origens, capaz de desenvolver um trabalho visando o desenvolvimento de uma cidade que melhore condições de segurança para a população.


Em uma sociedade adoecida, devido ao crescimento da violência, no qual os problemas da criminalidade  reúne diversos fatores sendo eles: psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais,  a atividade policial é como um remédio, um remédio forte  que muita das vezes se não for aplicado de forma correta pode causar efeitos colaterais, o trabalho policial não faz parte do problema na segurança pública  e sim parte da solução.

 
* Siderley Andrade de Lima, GCM de Jandira, exerceu a função de Supervisor responsável pela coordenação de cursos e treinamentos, ex-subcomandante. É consultor de segurança patrimonial, graduado do curso de Gestão em segurança privada pela Universidade Paulista, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, idealizador do blog sobre segurança http://gestorsegurancaempresarial.blogspot.com/; Colunista do site de segurança www.dicaseg.com; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor dos livros Manual Básico do Instrutor de Armamento e Tiro e Sobrevivência Policial no Confronto Armado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário