quarta-feira, 4 de julho de 2012

Guerra sem fim

As organizações criminosas no Brasil cada dia se tornam mais presentes no nosso dia a dia, não podemos fechar os olhos, o problema é real, as quadrilhas estão cada vez mais especializadas, podemos ver isso no contrabando, o tráfico de drogas, o roubo de cargas, o tráfico de armas, assaltos a bancos, o tráfico e exploração de crianças e mulheres, os jogos ilegais, o furto e receptação de veículos,etc. Os crimes variam de acordo com a necessidade e objetivos.
         Dentro da situação atual que se encontra a segurança pública acompanhamos um cotidiano de impunidade, corrupção, criminalidade crescendo assustadoramente, roubo em bares e restaurantes, arrastões em condomínios, roubo em relojoarias, etc. Diante dos fatos algo é certo, existe uma grande distância entre a criminalidade real e a registrada nos órgãos competentes.
            Em uma sociedade adoecida, devido ao crescimento da violência, no qual os problemas da criminalidade reúnem diversos fatores sendo eles: psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais, depositamos todos os problemas na atividade policial, rara as vezes que houve uma intervenção de suas origens, capaz de desenvolver um trabalho visando o desenvolvimento de uma cidade que melhore condições de segurança para a população.    
Infelizmente uma das características que serve de ingrediente nas estruturas criminosas é a corrupção, seja ela através do judiciário ( venda de sentenças), corrupção de policias, patrocínios de campanhas políticas, envolvimento de políticos com esquemas de desvio de verbas. O crime organizado possui conexões e ligações social, econômica e política, desta forma realizam a lavagem de dinheiro tornando suas praticas mais difíceis de combatê-las.  
No combate a criminalidade, dentro das políticas de redução o trabalho de policiamento é considerado linha de frente, é semelhante a infantaria no campo de batalha,   atividade policial seja ela exercida pelas policias civis, militares e pelas GCMs é vista na maioria das vezes como um mal necessário, é criticada por muitos e reconhecida por poucos, o erro é duramente criticado, os acertos muitas vezes não são lembrados. Dentro de todo o cenário uma verdade é certa, trabalho policial anda lado a lado  com o êxito e o fracasso, segundo o policial federal Humberto Wendling   dentro deste trabalho existe algumas certezas : “que ele é o único ser humano disposto a trazer segurança e paz nessa guerra sem fim contra os criminosos; e que ele pode morrer, ser preso e perder o emprego tentando fazer isso.   
  
Siderley Andrade de Lima, consultor de segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário