domingo, 22 de setembro de 2013

ESPIONAGEM: INIMIGO INVISÍVEL

       Nos últimos dias a revelação de que os Estados Unidos espionaram o governo e empresas brasileiras por meio da Agência Nacional de Segurança gerou um mal estar entre os dois países. Além da espionagem mencionada, existe outro tipo de ação bem mais perto do que você pode imaginar, que é a espionagem industrial.

       A Espionagem pode ser definida por uma ação de pessoas ou grupos, que no seu interesse ou interesse de terceiros, têm como objetivo obter informações confidenciais ou segredos comerciais sem a autorização dos detentores dessa informação, com fim de se alcançar certa vantagem econômica.

        Podendo ocorrer da seguinte forma: um espião para penetrar em instalações industriais ou empresariais, se passando  por um cliente, vendedor, fornecedor, visitante ou até mesmo por funcionários, ou ainda subornar funcionários da própria empresa, podendo conseguir informações em diversas áreas de desenvolvimento, pesquisas e estratégias da empresa no mercado.

       A tecnologia eletrônica alcançada coloca em risco todo o negócio de uma empresa, vejam algumas dessas ameaças; Sabotagem; Escuta telefônica; furto de documentos (relatórios financeiros, carteiras de clientes, metas de produção, lançamento de produtos no mercado, contratos, etc);Espionagem fotográfica;  Intrusão em redes; Interceptação de correspondências;Verificação de lixo ( principalmente dos escritórios ); Suborno, chantagem sobre funcionários.

       Nos dias de hoje a grande maioria das empresas do país não se preocupam e não estão preparadas para as principais ameaças que podem causar prejuízos inestimáveis. Uma das principais medidas é a mudança de cultura, é importante que a diretoria da empresa encare a espionagem Industrial é um fato real e faz parte das estratégias de concorrentes para atingir o objetivo comercial que nada mais é que a disputa entre concorrentes de mercado no mundo dos negócios.

Siderley Andrade de Lima : é consultor de segurança patrimonial.
siderleyandrade@yahoo.com.br